O novo 'Mortal Kombat' assume uma cara nova |
'Street Fighter' que se cuide, pois 'Mortal Kombat' finalmente pode ser levado a sério
Nos últimos anos, “Mortal Kombat” tem feito tudo errado. Se esqueceu que o que faz um game não é sua temática, mas sim a forma como ele é jogado. Se tornou um caça-níquel que se consome da fama estabelecida pelos seus grandiosos três primeiros títulos.
A cada novo episódio, “Street Fighter”, “The King of Fighters” e até “Guity Gear” se tornavam mais técnicos e intuitivos, enquanto a série da prdutora Midway ficava com uma jogabilidade mais truncada e parada no tempo.
Após o terceiro episódio, escolhas infelizes começaram a surgir para sobrepor a falta de fluidez na mecânica; Como o uso de armas e diversas posições de batalha que, com tantos bugs, pareciam todas a mesma coisa. De tão forçado, o game deixou de espantar as pessoas para fazê-las rir, e se tornou uma paródia de si mesmo.
No entanto, a equipe desenvolvedora mudou de nome e atitude (o que era Midway hoje é NetherRealm Studios), parece ter saído do bloqueio mental de uma década e finalmente mostrou um “Mortal Kombat" como todos esperávamos. A jogabilidade, a brutalidade e até a narrativa passaram pelas mãos do Dr. Hollywood e estão de cara nova.
A confusa cronologia cheia de Sub-Zeros diferentes e personagens com a mania de sempre voltar à vida vai receber um elegante reboot à lá J.J. Abrams: Momentos antes de Raiden levar um golpe letal do maléfico Shao Kahn, o deus do trovão manda uma mensagem mental com todos os acontecimentos da série através do tempo, e quem recebe é ele mesmo durante o primeiro torneio.
Ou seja, se você é um dos que perdeu tempo acompanhando aquela histórinha toda enrolada, não se preocupe que ela vai continuar valendo. Mas quem ganha mesmo são os fãs das antigas, que vão poder ver Scorpion, Jax, Sonya e quem sabe até o Sub-Zero verdadeiro se estripando alegrementes mais uma vez.
Parar com a palhaçada do enredo é ótimo, mas a reformulação mais importante sem dúvidas é a da hora de trocar sopapos. Finalmente foi implementantada uma barra de golpes especiais decente, quanto mais cheia ela estiver, maiores ficarão as bolas de fogo e mais dano as voadoras vão causar. Uma vez cheia, o jogador pode gasta-la para executar um ataque apelidado de "raio-x".
Se executado na hora certa, a ação entra em slow-motion e é possível ver ossos triturados, dentes no ar e até um fígado congelado pelas mãos do ninja azul. Não, a luta não se encerra, então prepare-se para continuar de pé mesmo sem alguns órgãos vitais, amigão.
O que não é uma tarefa tão ingrata, já que um novo sistema de parceiros à lá Marvel vs. Capcom surge pela primeira vez na franquia. A qualquer momento é possível trocar de personagem, o que pode extender um inocente golpe até um longo combo e adere um novo nível de estratégia.
Se já é possível ver como “Mortal Kombat” está brutal durante os combates, foi nos Fatalities que os desenvolvedores acabaram por transformar o game no potencialmente mais doentio já feito, um pulo enorme perto dos games anteriores nos quais todos lutadores eram feitos de pipoca doce. Envergonhar “MadWorld” e “God of War” é uma tarefa fácil para Kung Lao, que corta Johnny Cage ao meio de baixo para cima e estende as metades do que um dia já foi um corpo para o delírio da plateia.
Sem mais piadinhas e atmosfera trash, o objetivo é fazer um game sombrio e repudioso - sendo assim não há espaço para Friendships ou Babalities. Ou talvez haja. Ao mesmo tempo que o co-criador da franquia, Ed Boon, diz não tê-los posto dentro do jogo, também diz que não avisaria se o tivesse feito.
Ele explica que a caça por easter eggs foi uma das características mais marcantes da era 16-bit, e pretende trazer isso de volta aos videogames. Quem perdia um fim de semana inteiro tentando transformar Liu Kang em um dragão vai poder reviver essa emoção, enquanto os novos jogadores vão poder experimenta-la pela primeira vez... há menos que abraram o Game Faqs, isto é. Malditos tempos modernos.
Provavelmente, os guerreiros mais clássicos vão estar disponíveis logo de cara, mas não se desespere se o seu favorito não fizer parte do elenco. Os produtores prometem muitos DLC de personagens, cenários e até Fatalities, além de um suporte online com ranking e replays.
A NetherRealm Studios ouviu as críticas, prestou atenção na concorrência e bateu tudo com alguns pingos de seu estilo único. Agora podemos dizer com vontade: Mortal Kombat está de volta melhor do que nunca. Agora é só esperar por MK vs. Street Fighter. Será?
Na sequência, arenas que estão voltando e personagens os quais gostaríamos que viessem junto.
Volta das arenas
The Pit - Presente nos dois primeiros torneios, trata-se de uma estreita ponte de pedra iluminada por um belo luar. A nova versão é bem parecida com a antiga, espetos pontudos para amaciar a queda de quem for jogado lá embaixo e uma ponte similar no background. A única diferença é que nesta outra ponte há um embate entre dois guerreiros anônimos, enquanto na antiga um deles estava em constante combustão. Sentiremos sua falta, Churrasquinho!
Dead Pool - Nada como um banho refrescante de ácido. Desta vez, um prisioneiro é vagarosamente submerso no líquido verde por torturadores ao fundo. Mas ele não morre. Afinal, é uma tortura, não um assassinato. Os funcionários de Shao Kahn o levantam novamente pela corrente e lá fica o coitado, um pedaço de carne se debatendo e gritando para dar um clima "zen" para a sua batalha.
Living Forest - A floresta onde as árvores têm o rosto dos produtores agora possui alguns enfeites, como gente despedaçada pelo chão e um cara "dançando no ar" ao fundo. Antigamente, havia o mito de que era possível alimentar os medonhos rostos com corpo de seu oponente em um Fatalitie secreto - e é bem possível que esta nossa vontade sádica seja finalmente saciada.
Kahn's Arena - Quando esta arena apareceu no segundo jogo, ao lado do trono do imperador Shao Khan estavam acorrentados Sonya Blade e Kano, capturados no final do primeiro game e por isso não eram personagens selecionáveis. Já na nova Kahn's Arena, são duas garotas que fazem o papel de prisioneiras. Se são elementos importantes no enredo ou combatentes desbloqueáveis, nada foi dito além do que visto no trailer da E3 2010.
Throne Room - Não muito diferente da antiga, a sala do trono é onde reside o feiticeiro de aparência mutável Shang Tsung em estado velho e decrépito. Não vimos muito de como ela está agora, mas espere por bastante interatividade com o velhinho, aplaudindo, rindo, enfim, se entretendo com a matança sendo feita à sua frente. Será que desta vez conseguiremos jogar com este Lo Pan do paraguai?
Goro - Se o que querem é voltar às origens, nada mais justo que termos Goro entre os chefões. O monstro que parecia ser feito de massinha e assustava as crianças é a primeira imagem que vem à cabeça ao pensarmos no nome da franquia, e como toda a cronologia foi reiniciada, a probabilidade do grandão dar as caras é bem grande.
Motaro - Se os combatentes com duas mãos já conseguem levar a violência a um novo nível, o que este homem-touro-tigre com calda metálica não conseguiria fazer? Com certeza, queremos um quadrúpede que pesa toneladas no elenco.
Nick Scryer - A grande maioria dos gamers passou batida pelo excelente PsyOps, o game que inventou toda esta moda de telecinese que vemos hoje e tinha Scryer como protagonista. Não existe jeito mais divertido de humilhar seu oponente do que fazer se bater até à morte. Além disso, Scorpion fez uma aparição especial no game do cara, nada mais justo do que ele dar as caras no torneio de Outworld.
Kenshi - Um dos únicos personagens legais que apareceram nos jogos 3D, Kenshi não precisa enchergar para vencer seus adversários com seu Tai Shi. Mas o principal motivo dele estar na listinha é sua telecinese. Dois personagens daqui usam poderes mentais, pelo menos um deles tem que entrar, certa?
Dan Forden - TOASTY
Quem não queremos ver
Qualquer personagem da DC que possa abaixar o rating de Mature e qualquer monstrengo bizarro criado nos últimos anos. Mas principalmente, não queremos nunca mais ver o Village Peaple mal-sucedido chamado Hsu-Hao.
Que imagem triste para terminar uma matéria tão longa, não? Apenas mentalize que ele não estará no jogo, volte alguns posts e reveja o trailer. Seu dia está salvo denovo.
Plataforma: _PS3_ | _PC_ | _Xbox 360_
Categoria: _preview_
Nenhum comentário:
Postar um comentário