Polêmico, violento e político: "Tropa de Elite 2" consegue superar todas as expectativas
Produzido de forma quase independente, "Tropa de Elite" foi uma grande surpresa para o Brasil e para o mundo.
Chocante e até perturbador em vários momentos, o filme é um retrato de forma quase documental sobre o BOPE, o Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro. Movido pela polêmica da pirataria - o filme chegou antes nos camelôs do que aos cinemas - teve um enorme sucesso nas bilheterias.
O sucesso aqui repercutiu lá fora, e rendeu o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim, onde também causou polêmica pelas cenas de violência.
Aqui no Brasil, o personagem Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, virou uma espécie de herói nacional. Suas frases de efeito no filme, como "não vai subir ninguém" e "pede pra sair", estão na boca dos brasileiros até hoje.
Como consequência, "Tropa de Elite" ganhou uma continuação que entra em circuito nacional nesta sexta-feira.
A crítica ficou preocupada e com o pé atrás, afinal, Hollywood traumatizou a humanidade com essa história de que o segundo é sempre dispensável. São pouquíssimas as sequências que superam seu original e fazem valer a pena. Mas, felizmente, este é um mérito deJosé Padilha em "Tropa de Elite 2".
O diretor conseguiu trazer de volta todos os elementos que fizeram o sucesso do primeiro filme, e amadureceu seus personagens e a forma de contar a história.
Extremamente bem desenvolvido, o roteiro é atual e aborda um momento muito particular que os brasileiros estão vivendo com as eleições presidenciais. Falando sobre a política nacional e a corrupção, os traficantes do original viraram até princesas de filme da Disney.
A sujeira por trás das CPIs, os cargos de confiança, a imprensa comprada, as 'máfias' de Brasília, é tudo muito bem retratado em "Tropa de Elite 2".
Durante a pré-estreia do filme, em Paulínia, era possível perceber a reação exaltada do público. É a nossa realidade ali, escancarada e mostrada sem o menor pudor na tela. José Padilha realmente tem um olhar crítico, realista e frio sobre o sistema e a política brasileira.
Bem construído, com personagens fortes e maduros, "Tropa de Elite 2" tem tudo para repetir e superar o desempenho do original nas bilheterias e nas críticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário