Climatempo
Uma nova frente fria veio da Argentina e entrou forte sobre o centro-sul do Brasil. O alerta é para chuva e ventos fortes e também de ressaca nas praias. As mudanças no tempo serão provocadas também por um ciclone extratropical no mar.
Nesta sexta (8), a frente fria se afasta do Sul. Porém, o ciclone estará se movimentando pelo oceano causando ventos fortes que vão deixar o mar agitado e elevar as ondas. A agitação marítima se intensifica no sábado, quando há risco de ressacas nas praias da Região Sul e do Sudeste. Durante o domingo, o litoral da Região Sul permanece com mar agitado e ventos fortes. No litoral da Região Sudeste risco de ressaca continua no domingo, prevê a meteorologia.
O Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro e o Estado de Mato Grosso do Sul também devem ficar em alerta até a noite de sexta-feira (8), por conta do risco de temporais devido a passagem desta frente fria. Em quase todo o Nordeste, e em parte do Norte do Brasil o predomínio é de uma massa de ar quente e seco. Veja abaixo como fica a previsão par ao fim de semana prolongado em todas as regiões do país:
Região Sul
Na sexta-feira, as áreas de instabilidade e a frente fria se afastam do Sul, mas venta forte em todo o leste da Região, o que favorece a formação de muitas nuvens, deixa o mar agitado e fecha o tempo do leste gaúcho, região da capital ao sul catarinense. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre nuvens, faz frio, mas não há previsão de chuva.
No sábado, as áreas de instabilidade perdem força no Sul e o sol aparece em grande parte da Região. Os ventos ainda trazem bastante umidade do mar, favorecendo a formação de nuvens que provocam chuva fraca no litoral norte gaúcho e litoral sul catarinense. No centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, o dia amanhece com muitas nuvens, ocorrem aberturas de sol, mas fica nublado com chuviscos à tarde e à noite. Nas demais áreas da Região, muito sol e pouca nebulosidade. Mar agitado.
No domingo, o céu fica com muitas nuvens e há condições para chuvisco apenas no litoral do Paraná. Entre a Grande Curitiba e a Serra gaúcha, o sol aparece entre nuvens ao longo do dia, mas não chove. O sol aparece forte nas demais áreas da Região e não chove, mas o dia começa com névoa em áreas do leste gaúcho. O mar segue alto nas praias dos três Estados.
A segunda-feira terá sol na maior parte da Região Sul. O vento úmido que sopra do oceano deixa o céu cheio de nuvens e pode chover fraco apenas no leste de Santa Catarina e do Paraná, incluindo as capitais, mas o sol aparece em alguns momentos. Nas outras áreas da Região, o tempo fica aberto, fazendo bastante sol. O mar começa a baixar.
Nesta terça-feira, o tempo começa a ficar instável outra vez em boa parte do Paraná. No centro-norte e leste deste Estado, chove a qualquer hora do dia, apesar das aberturas de sol que ocorrerão. No centro-sul de Santa Catarina, inclusive na capital e também na maior parte das áreas gaúchas, com exceção do nordeste do Estado, faz sol e pouca nebulosidade se forma no decorrer do dia. Nas outras áreas da Região, chove na forma de pancadas isoladas, sobretudo à tarde e à noite .
Região Sudeste
Na sexta-feira, a frente fria continua a avançar pela Região. Céu nublado e chuva no centro-sul do Rio de Janeiro, no litoral paulista e no sul e na zona da mata de Minas Gerais. No oeste e região central de São Paulo não chove e faz sol. Não chove e faz sol também no centro-norte mineiro e norte capixaba. Nas demais áreas de Minas Gerais, de São Paulo e do Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, o céu fica com muitas nuvens, acontecem aberturas de sol e chove ao longo do dia.
No sábado, a frente fria se afasta para o sul da Bahia, mas ainda deixa o céu com muitas nuvens e provoca chuva no Espírito Santo, no norte do Rio e no leste de Minas Gerais. Nas demais áreas fluminense, na Zona da Mata e metropolitana mineira e no litoral e capital de São Paulo, o vento que sopra do mar deixa o tempo nublado com chuviscos. Pancadas de chuva no norte e noroeste de Minas. Sol e poucas nuvens nas outras áreas da Região.
No domingo, muitas nuvens ainda se formam sobre todo o leste da Região. Há condições para chuviscos no litoral de São Paulo, no sul e na capital e região dos Lagos do Rio e na Mata mineira. Chove ao longo do dia no Espírito Santo, no norte fluminense e no leste de Minas Gerais. Faz sol e não chove no sul e no triângulo mineiro e nas demais áreas de São Paulo. Pancadas de chuva nas outras áreas mineiras.
A segunda-feira terá tempo ensolarado no sul de Minas Gerais, onde não chove. Também não chove e o dia terá muito sol na maior parte de São Paulo. Só no litoral deste Estado, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nas outras regiões de Minas, incluindo a capital, é que as nuvens que se formam provocam chuva ao longo do dia, mas com aberturas de sol. No litoral paulista, a chuva é fraca.
A terça-feira terá tempo ensolarado e sem chuva à vista no centro-norte de Minas. O dia terá sol, mas as nuvens aparecem e provocam pancadas de chuva a qualquer hora em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Sul, Zona da Mata e Triângulo mineiros. No Espírito Santo e demais áreas de Minas Gerais, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva à tarde. A chuva na região é causada pelo calor e alta umidade no ar.
Região Centro-Oeste
Na sexta-feira, o ar mais frio avança pela Região. No Mato Grosso do Sul não chove, mas o dia começa com muitas nuvens e o tempo vai abrindo ao longo do dia, com temperatura amena. A temperatura cai um pouco e chove várias vezes ao longo do dia no sul e no sudoeste de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás e no DF, o sol aparece em meio a muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva.
No sábado, o tempo abre de vez em Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso e de Goiás. O sol aparece nestas áreas, mas o dia começa com névoa e frio principalmente no centro-sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o tempo fica instável, com aberturas de sol e chuva no decorrer do dia, exceto no nordeste de Mato Grosso, que terá tempo firme.
No domingo, o sol aparece forte e não chove no Mato Grosso do Sul. Também não chove e faz bastante sol no centro-sul de Mato Grosso e também de Goiás. Nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso, o tempo fica instável, com aberturas de sol entre muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. No norte de Goiás e do Mato Grosso, a chuva é mais isolada e começa à tarde.
A segunda-feira terá sol em todo o Centro-Oeste. O ar seco deixa o tempo firme, sem chuva, apenas em Mato Grosso do Sul e no extremo nordeste de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás o sol aparece, mas o calor aumenta as nuvens, que provocam pancadas de chuva, sobretudo no período da tarde.
A terça-feira terá pancadas de chuva na maior parte da Região. A chuva ocorre principalmente no período da tarde, mas ela aparece já pela manhã no Mato Grosso do Sul, centro-sul e oeste do Mato Grosso e no sul de Goiás. Não chove e faz calor apenas no nordeste de Goiás.
Região Nordeste
Na sexta-feira, a previsão indica que todo o Nordeste continua com muito sol e calor. O ar seco que cobre grande parte da Região diminui a umidade e as condições para chuva. No litoral leste nordestino, algumas nuvens se formam, mas não chove e a temperatura segue alta.
No sábado, algumas nuvens se formam por conta do avanço de uma frente fria. Essa nebulosidade provoca chuva no sul da Bahia, que fica com tempo fechado o dia todo. Entre o Planalto da Conquista baiano e o Sudoeste do Estado, as nuvens aumentam e provocam pancadas isoladas de chuva à tarde. Nas demais áreas da Região, o predomínio é de sol forte e ar seco, que diminui a quantidade de nuvens. Nestas localidades, o tempo fica firme e não chove.
No domingo, uma frente fria que já começa a se afastar do Nordeste provoca chuva o dia todo no sul e Planalto da Conquista, na Bahia. No Sudoeste da Bahia a chuva começa à tarde, mas o sol aparece ao longo do dia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte no decorrer do dia, poucas nuvens se formam e não chove.
A segunda-feira terá tempo ainda ensolarado em boa parte do Nordeste. Só são esperadas pancadas de chuva e poucos períodos de sol no sul da Bahia e Planalto da Conquista. Faz sol na maior parte do dia, mas ocorrem algumas pancadas isoladas de chuva à tarde no sudoeste da Bahia. Chove rápido pela manhã em algumas praias de Pernambuco, Rio Grande do Norte e da Paraíba. Nas demais áreas da Região, o sol brilha forte, poucas nuvens se formam e não chove.
Nesta terça-feira, o sol aparece forte em todo o Nordeste do País. Só são esperadas chuvas rápidas e isoladas pela madrugada e manhã, no litoral entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Previsão de chuva rápida e isolada no período da tarde no sudoeste do Maranhão. Nas demais áreas da Região, sol forte e temperatura em elevação, sem chuva à vista.
Região Norte
Na sexta-feira, a maioria das áreas da Região tem um dia com sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva. O tempo fecha no sul de Rondônia, onde chove o dia todo e a temperatura cai. No Amazonas, no Acre e nas demais áreas de Rondônia, as pancadas de chuva acontecem intercaladas com períodos de sol. No Tocantins, no Amapá, em boa parte de Roraima e no centro-leste e norte do Pará, o tempo segue seco, com sol entre algumas nuvens, mas sem chuva. Chuva isolada à tarde em Belém-PA e sul de Roraima.
No sábado, faz bastante sol e não chove no Tocantins, no Amapá e em grande parte do Pará. Áreas de instabilidade são reorganizadas por conta da passagem de uma frente fria no mar, na altura do sul baiano, provocando chuva no Acre, em Rondônia e no centro-oeste do Amazonas, mas com aberturas de sol ao longo do dia. Nas demais áreas da Região, inclusive na região de Belém-PA,o sol aparece, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia e acontecem pancadas de chuva, principalmente no período da tarde.
Domingo não chove e faz sol o dia todo no Tocantins, no Amapá e em quase todo o Estado de Roraima e do Pará, exceto na região de Belém, e no sudoeste do Estado, onde chove de forma rápida e isolada. Chuva isolada também no sul e sudoeste de Roraima. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre nebulosidade variável e há condições para chuva no decorrer do dia.
Segunda-feira de tempo bastante instável no Acre, na maior parte do Amazonas e também em Rondônia. Nestas áreas, chove a qualquer momento, apesar das aberturas de sol. No leste do Pará e no Tocantins, exceto sul deste Estado, o sol brilha forte e não há chance de chuva. Nas outras áreas do Pará, em Roraima e também no Amapá, chove de forma isolada no período da tarde.
Na terça-feira, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer momento em Rondônia, no Acre, e na metade oeste do Amazonas. No Amapá, grande parte de Roraima, na região central e sudeste do Tocantins e também no norte do Pará, exceto na região da capital e Ilha de Marajó, o sol brilha forte e não há previsão de chuva. Nas outras áreas do Norte, as nuvens aumentam durante à tarde e provocam pancadas isoladas e rápidas de chuva.
Região Sul
Na sexta-feira, as áreas de instabilidade e a frente fria se afastam do Sul, mas venta forte em todo o leste da Região, o que favorece a formação de muitas nuvens, deixa o mar agitado e fecha o tempo do leste gaúcho, região da capital ao sul catarinense. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre nuvens, faz frio, mas não há previsão de chuva.
No sábado, as áreas de instabilidade perdem força no Sul e o sol aparece em grande parte da Região. Os ventos ainda trazem bastante umidade do mar, favorecendo a formação de nuvens que provocam chuva fraca no litoral norte gaúcho e litoral sul catarinense. No centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, o dia amanhece com muitas nuvens, ocorrem aberturas de sol, mas fica nublado com chuviscos à tarde e à noite. Nas demais áreas da Região, muito sol e pouca nebulosidade. Mar agitado.
No domingo, o céu fica com muitas nuvens e há condições para chuvisco apenas no litoral do Paraná. Entre a Grande Curitiba e a Serra gaúcha, o sol aparece entre nuvens ao longo do dia, mas não chove. O sol aparece forte nas demais áreas da Região e não chove, mas o dia começa com névoa em áreas do leste gaúcho. O mar segue alto nas praias dos três Estados.
A segunda-feira terá sol na maior parte da Região Sul. O vento úmido que sopra do oceano deixa o céu cheio de nuvens e pode chover fraco apenas no leste de Santa Catarina e do Paraná, incluindo as capitais, mas o sol aparece em alguns momentos. Nas outras áreas da Região, o tempo fica aberto, fazendo bastante sol. O mar começa a baixar.
Nesta terça-feira, o tempo começa a ficar instável outra vez em boa parte do Paraná. No centro-norte e leste deste Estado, chove a qualquer hora do dia, apesar das aberturas de sol que ocorrerão. No centro-sul de Santa Catarina, inclusive na capital e também na maior parte das áreas gaúchas, com exceção do nordeste do Estado, faz sol e pouca nebulosidade se forma no decorrer do dia. Nas outras áreas da Região, chove na forma de pancadas isoladas, sobretudo à tarde e à noite .
Região Sudeste
Na sexta-feira, a frente fria continua a avançar pela Região. Céu nublado e chuva no centro-sul do Rio de Janeiro, no litoral paulista e no sul e na zona da mata de Minas Gerais. No oeste e região central de São Paulo não chove e faz sol. Não chove e faz sol também no centro-norte mineiro e norte capixaba. Nas demais áreas de Minas Gerais, de São Paulo e do Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, o céu fica com muitas nuvens, acontecem aberturas de sol e chove ao longo do dia.
No sábado, a frente fria se afasta para o sul da Bahia, mas ainda deixa o céu com muitas nuvens e provoca chuva no Espírito Santo, no norte do Rio e no leste de Minas Gerais. Nas demais áreas fluminense, na Zona da Mata e metropolitana mineira e no litoral e capital de São Paulo, o vento que sopra do mar deixa o tempo nublado com chuviscos. Pancadas de chuva no norte e noroeste de Minas. Sol e poucas nuvens nas outras áreas da Região.
No domingo, muitas nuvens ainda se formam sobre todo o leste da Região. Há condições para chuviscos no litoral de São Paulo, no sul e na capital e região dos Lagos do Rio e na Mata mineira. Chove ao longo do dia no Espírito Santo, no norte fluminense e no leste de Minas Gerais. Faz sol e não chove no sul e no triângulo mineiro e nas demais áreas de São Paulo. Pancadas de chuva nas outras áreas mineiras.
A segunda-feira terá tempo ensolarado no sul de Minas Gerais, onde não chove. Também não chove e o dia terá muito sol na maior parte de São Paulo. Só no litoral deste Estado, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nas outras regiões de Minas, incluindo a capital, é que as nuvens que se formam provocam chuva ao longo do dia, mas com aberturas de sol. No litoral paulista, a chuva é fraca.
A terça-feira terá tempo ensolarado e sem chuva à vista no centro-norte de Minas. O dia terá sol, mas as nuvens aparecem e provocam pancadas de chuva a qualquer hora em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Sul, Zona da Mata e Triângulo mineiros. No Espírito Santo e demais áreas de Minas Gerais, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva à tarde. A chuva na região é causada pelo calor e alta umidade no ar.
Região Centro-Oeste
Na sexta-feira, o ar mais frio avança pela Região. No Mato Grosso do Sul não chove, mas o dia começa com muitas nuvens e o tempo vai abrindo ao longo do dia, com temperatura amena. A temperatura cai um pouco e chove várias vezes ao longo do dia no sul e no sudoeste de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás e no DF, o sol aparece em meio a muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva.
No sábado, o tempo abre de vez em Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso e de Goiás. O sol aparece nestas áreas, mas o dia começa com névoa e frio principalmente no centro-sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o tempo fica instável, com aberturas de sol e chuva no decorrer do dia, exceto no nordeste de Mato Grosso, que terá tempo firme.
No domingo, o sol aparece forte e não chove no Mato Grosso do Sul. Também não chove e faz bastante sol no centro-sul de Mato Grosso e também de Goiás. Nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso, o tempo fica instável, com aberturas de sol entre muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. No norte de Goiás e do Mato Grosso, a chuva é mais isolada e começa à tarde.
A segunda-feira terá sol em todo o Centro-Oeste. O ar seco deixa o tempo firme, sem chuva, apenas em Mato Grosso do Sul e no extremo nordeste de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás o sol aparece, mas o calor aumenta as nuvens, que provocam pancadas de chuva, sobretudo no período da tarde.
A terça-feira terá pancadas de chuva na maior parte da Região. A chuva ocorre principalmente no período da tarde, mas ela aparece já pela manhã no Mato Grosso do Sul, centro-sul e oeste do Mato Grosso e no sul de Goiás. Não chove e faz calor apenas no nordeste de Goiás.
Região Nordeste
Na sexta-feira, a previsão indica que todo o Nordeste continua com muito sol e calor. O ar seco que cobre grande parte da Região diminui a umidade e as condições para chuva. No litoral leste nordestino, algumas nuvens se formam, mas não chove e a temperatura segue alta.
No sábado, algumas nuvens se formam por conta do avanço de uma frente fria. Essa nebulosidade provoca chuva no sul da Bahia, que fica com tempo fechado o dia todo. Entre o Planalto da Conquista baiano e o Sudoeste do Estado, as nuvens aumentam e provocam pancadas isoladas de chuva à tarde. Nas demais áreas da Região, o predomínio é de sol forte e ar seco, que diminui a quantidade de nuvens. Nestas localidades, o tempo fica firme e não chove.
No domingo, uma frente fria que já começa a se afastar do Nordeste provoca chuva o dia todo no sul e Planalto da Conquista, na Bahia. No Sudoeste da Bahia a chuva começa à tarde, mas o sol aparece ao longo do dia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte no decorrer do dia, poucas nuvens se formam e não chove.
A segunda-feira terá tempo ainda ensolarado em boa parte do Nordeste. Só são esperadas pancadas de chuva e poucos períodos de sol no sul da Bahia e Planalto da Conquista. Faz sol na maior parte do dia, mas ocorrem algumas pancadas isoladas de chuva à tarde no sudoeste da Bahia. Chove rápido pela manhã em algumas praias de Pernambuco, Rio Grande do Norte e da Paraíba. Nas demais áreas da Região, o sol brilha forte, poucas nuvens se formam e não chove.
Nesta terça-feira, o sol aparece forte em todo o Nordeste do País. Só são esperadas chuvas rápidas e isoladas pela madrugada e manhã, no litoral entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Previsão de chuva rápida e isolada no período da tarde no sudoeste do Maranhão. Nas demais áreas da Região, sol forte e temperatura em elevação, sem chuva à vista.
Região Norte
Na sexta-feira, a maioria das áreas da Região tem um dia com sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva. O tempo fecha no sul de Rondônia, onde chove o dia todo e a temperatura cai. No Amazonas, no Acre e nas demais áreas de Rondônia, as pancadas de chuva acontecem intercaladas com períodos de sol. No Tocantins, no Amapá, em boa parte de Roraima e no centro-leste e norte do Pará, o tempo segue seco, com sol entre algumas nuvens, mas sem chuva. Chuva isolada à tarde em Belém-PA e sul de Roraima.
No sábado, faz bastante sol e não chove no Tocantins, no Amapá e em grande parte do Pará. Áreas de instabilidade são reorganizadas por conta da passagem de uma frente fria no mar, na altura do sul baiano, provocando chuva no Acre, em Rondônia e no centro-oeste do Amazonas, mas com aberturas de sol ao longo do dia. Nas demais áreas da Região, inclusive na região de Belém-PA,o sol aparece, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia e acontecem pancadas de chuva, principalmente no período da tarde.
Domingo não chove e faz sol o dia todo no Tocantins, no Amapá e em quase todo o Estado de Roraima e do Pará, exceto na região de Belém, e no sudoeste do Estado, onde chove de forma rápida e isolada. Chuva isolada também no sul e sudoeste de Roraima. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre nebulosidade variável e há condições para chuva no decorrer do dia.
Segunda-feira de tempo bastante instável no Acre, na maior parte do Amazonas e também em Rondônia. Nestas áreas, chove a qualquer momento, apesar das aberturas de sol. No leste do Pará e no Tocantins, exceto sul deste Estado, o sol brilha forte e não há chance de chuva. Nas outras áreas do Pará, em Roraima e também no Amapá, chove de forma isolada no período da tarde.
Na terça-feira, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer momento em Rondônia, no Acre, e na metade oeste do Amazonas. No Amapá, grande parte de Roraima, na região central e sudeste do Tocantins e também no norte do Pará, exceto na região da capital e Ilha de Marajó, o sol brilha forte e não há previsão de chuva. Nas outras áreas do Norte, as nuvens aumentam durante à tarde e provocam pancadas isoladas e rápidas de chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário