O jornal Financial Times trouxe como destaque na segunda-feira (30) que o Google conversa com estúdios de Hollywood para lançar um serviço de vídeos em pay-per-view no final de 2010. Se isso acontecer, o YouTube se transformará em uma gigantesca locadora virtual de filmes via streaming.
Pessoas envolvidas com as conversas afirmam que o Google está tentando convencer os estúdios de cinema que “o apelo internacional de um serviço de filmes via streaming on-demand” em conjunto com o maior buscador do mundo e com o YouTube atrairia um “enorme número” de pessoas. Basicamente, o Google acredita que o YouTube e Hollywood se dariam muito bem se trabalhassem juntos. O preço dos filmes ainda não teria sido definido, mas a expectativa é que eles custem 5 dólares.
As negociações do Google com os estúdios está acontecendo há alguns meses, mas tomou corpo de vez nas últimas semanas. Se as informações forem reais, combinadas com a iminente Google TV, esse acordo poderá transformar o Google em um dos braços fortes do mundo da distribuição de entretenimento digital. E um concorrente direto à Apple em mais um mercado.
Apesar de o Financial Times falar em uma “ação global”, é difícil acreditar que um sistema como esse se expanda tão rapidamente para o globo. A chance da locadora do Google chegar oficialmente no Brasil é pequena, já que serviços de streaming como Hulu não estão em nosso mercado, e as versões nacionais, como do NetMovies, sofrem de um mal brasileiro: a internet por aqui é muito lenta para pensar que alguém pagaria para ver um filme com soquinhos e bufferings de 10 em 10 segundos. Por enquanto, esse projeto do Google não deverá desembarcar por aqui.
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