domingo, 29 de agosto de 2010

Saiba como apresentar o cão ao gato

Convivência pacífica entre cão e gato. Fonte: Ao cão nosso de cada dia.
Cães e gatos podem se entender. Mesmo com o instinto caçador, existem técnicas capazes de fazê-los conviverem em harmonia. Tudo começa na apresentação de um para o outro. A aproximação deve ser feita com cautela, de maneira que um esteja distante do outro, ou seja, no caso do cão, em uma guia e do gato, em uma caixa de transporte ou gaiola.

Inicialmente, a aproximação deve ser feita com controle máximo e em uma distância de, mais ou menos, cinco metros. Durante o processo, ofereça guloseimas e brinquedos para ambos, com o intuito de distraí-los.

Com a distração, os dois associarão a presença de cada um a algo prazeroso. E o gato se mostrará seguro na caixa, mesmo quando o cachorro estiver bem próximo.
Quando o gato estiver demonstrando tranquilidade, é porque está relaxado, momento perfeito para a soltura, apenas, do gato. Mas atenção, isso deve ser feito em um ambiente pequeno e familiar, para diminuir as chances de o gato sair correndo.
Com o cão na coleira, pode-se abrir a caixa de transporte. O gato deve sair sem ser forçado. Enquanto ele estiver solto, como medida de segurança, convém estar com um borrifador de água para, se houver tentativa de ataque por parte do gato, inibi-lo com borrifos.
Repita o procedimento quando possível e no momento em que o cachorro estiver também tranquilo, pode-se utilizar uma guia mais longa. Apenas quando tiver certeza de que ambos estão convivendo bem, um na presença do outro, deixe-os totalmente livres. Mas repreenda o cão de imediato se ele esboçar intenção de perseguir o gato. Atenção, se você tem mais de um cão, a situação pode ficar mais perigosa, pois um cachorro pode estimular o instinto do outro. Sempre tente a aproximação individualmente com cada animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário